Pics from the Office - The Book

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Jan 2, 2012

Cold Fuel


Posted by Picasa Flying back from Christmas in Moscow, here is A319 CS-TTQ's Fuel page on the System Display about 4 hours into the flight. We've been exposed to very low SAT's (static air temperatures) for most of the flight (-67ºC in this pic) which have been slowly removing heat from the fuel in the wings. Due to the relatively small amount held in each outer tank (slightly over 700 kg), this fuel cools at a greater rate and requires monitoring. Engines, in general, don't like frozen fuel. Jet A-1 fuel freezes below -47ºC but since we fuelled in Russia, our fuel is TS-1 which freezes below -50ºC.

7 comments:

  1. The least that can happen when I visit this blog is to enjoy a beautiful picture, the maximum is to learn something new, and is always happening.

    Thanks Mathieu
    Abraço
    Joaquim Coelho

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  2. O dia que acabamos por nao nos cruzar ;)... Sim está fresquinho o combustivel mas, como disse e muito bem o Combustivel nas russias leva o cheirinho ahaha. Grande abraço captain e bons voos

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  3. Obrigado Joaquim. Um Abraço e bom 2012!

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  4. Olá Miguel, é verdade, não nos encontramos por pouco. Bons voos também, um excelente 2012, e um abraço!

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  5. Francisco FigueiredoJan 29, 2012, 11:01:00 PM

    Parabéns pelo Blog....são um regalo estas informações! Só uma pergunta: o que fazer em caso do combustível querer congelar? Descer de nível de voo ou a "margem" de temperatura de congelação é suficientemente baixa para tal nunca acontecer?
    Obrigado.

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  6. Obrigado Francisco! No caso de a temperatura do combustível aproximar o limite inferior o manual do avião propõe duas possíveis soluções: descer para um nível de voo onde a temperatura é mais alta é efectivamente uma delas, outra é acelerar de forma a obter uma TAT mais alta. Esta solução é a menos eficaz. Há ainda outra que o manual não menciona: forçar a abertura das XFER valves de forma a permitir a passagem do combustível dos OUTER tanks para os INNER tanks. Isto pode ter varias implicações e deverá ser feito apenas depois de analisar cuidadosamente a situação. Espero ter esclarecido. Abraço!

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  7. Francisco FigueiredoJan 31, 2012, 4:00:00 PM

    Muito obrigado. Em especial, pela sua disponibilidade em partilhar estas informações com os entusiastas da aviação.

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